Certificações

Referência entre as empresas que fabricam lacres e selos de alta performance em suas linhas de produção, a Okra Embalagens Flexíveis empenha-se em garantir a constante evolução da marca, por meio da busca de certificações pertinentes ao seu negócio. Conheça a importância de cada uma delas:

ISO 9001

A ISO 9001 integra as normas de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de uma organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de produtos e serviços a seus clientes.

A ISO 9001 é adequada para qualquer organização que busca melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada, independentemente de tamanho ou setor. Entretanto, os melhores retornos sobre o investimento são obtidos pelas companhias que estão preparadas para implementá-la em toda a organização, ao invés de fazê-lo em localidades específicas, departamentos ou divisões.

Adicionalmente, a ISO 9001 foi desenvolvida para ser compatível com outras normas e especificações de sistemas de gestão, tais como a OHSAS 18001 de Saúde Ocupacional e de Segurança e a ISO 14001 de Meio Ambiente. Elas podem ser integradas perfeitamente através de Gestão Integrada. Estas normas compartilham muitos princípios comuns, portanto a escolha de um sistema de gestão integrada pode agregar um excelente valor pelo investimento.

É sabido que um dos grandes princípios da ISO 9001 é a satisfação do cliente e na era do marketing muito se fala sobre esse assunto. A satisfação é o resultado do sentimento de ter sido bem atendido pelo produto ou serviço que vá além de suas expectativas.

Diante desse cenário, a implementação da ISO 9001 aparece como motor fundamental, pois o cliente é o centro das atenções do sistema de gestão da qualidade. Através da aplicação da ISO 9001, você será capaz de monitorar os 05 elementos básicos (qualidade, relacionamento, desempenho, preço e benefícios) necessários para se criar valor e ainda terá critérios objetivos para monitorar a sua satisfação.

BPF - Boas Práticas de Fabricação - Farmacêuticas e Alimentícias

Boas Práticas de Fabricação (BPF) são um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio do produto, que de maneira preventiva visa garantir a segurança e a integridade do consumidor.

Abrangem basicamente aspectos de nível sanitário, que vão desde normas de construção específicas, com a finalidade de prevenir a entrada de pragas e facilitar a manutenção de higiene das instalações industriais, estocagem e transporte, até os cuidados no cadastramento de fornecedores das matérias-primas, no seu recebimento, estoque e manuseio, na elaboração, transporte e distribuição dos produtos.

São abordadas também as práticas de higiene pessoal dos funcionários, que constituem na importância do banho pré e pós-trabalho, da higienização das mãos sempre que fizer necessário, da ausência de adornos, barbas e bigodes, da proteção total dos cabelos, da manutenção de unhas curtas e sem esmaltes, dentre outras.

A ferramenta BPF se aplica às indústrias que estão diretamente relacionadas à saúde do consumidor, sejam elas de alimentos, farmacológicas ou cosméticas e, consequentemente, toda a sua cadeia de suplementos como, por exemplo, a indústria de embalagens.

Vantagens de implantar BPF

O programa BPF, atende às exigências da ANVISA, órgão que regulamenta a obrigatoriedade das BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO.

O projeto apresenta inúmeras vantagens, como:


A Okra tem seu sistema de gestão de boas práticas de fabricação baseados na RDC 17 que aborda as BF’S na indústria farmacêutica e na RDC 275 que traz os princípios das BPF’S na indústria alimentícia.

FSSC 22000 - Food Safety System Certification - Certificação de Sistemas de Gestão de Segurança dos Alimentos

O esquema de certificação de sistema de gestão da segurança dos alimentos - FSSC 22000, além de ser considerado robusto, está baseado nas normas ISO e é aceito internacionalmente para auditoria e certificação de toda a cadeia de suprimentos. A FSSC 22000 utiliza as normas existentes: IS0 22000, ISO 22003 e as especificações técnicas dos PPRs - Programas de Pré-Requisitos do respectivo setor, que foram desenvolvidas através de consultas amplas e abertas, por um grande número de organizações relacionadas com o tema.

A FSSC 22000 foi desenvolvida para a certificação de sistemas de gestão de segurança, para organizações da cadeia de alimentos que processam ou fabricam produtos de origem animal, produtos vegetais perecíveis, produtos conservados em temperatura ambiente e ingredientes alimentícios, como aditivos, vitaminas e culturas biológicas, bem como fabricantes de embalagens. Somente os organismos de certificação que tenham assinado acordo com a FFSC 22000, estão licenciados para emitir certificados acreditados FSSC 22000. O esquema de certificação FSSC 22000 foi plenamente reconhecido e aceito pela GFSI – Global Food Safety Iniciative e pela European co-operation or Accreditation (EA).

A Foundation for Food Safety Certification, é uma organização independente e sem fins lucrativos sedeada nos Países Baixos. Ela detém a propriedade e os direitos autorais do esquema e emite os acordos de licenciamento para os organismos de certificação.

Benefícios

Ao implantar a FSSC 22000, a indústria de alimentos está adotando a gestão de risco e comprovadas técnicas para a garantia da qualidade através de uma gama enorme de outros setores. A nova norma tem credibilidade, é independente e respeitada e foi projetada para prover:


Essa norma ajuda a tratar a multiplicação de normas na indústria alimentícia. Em resposta às crises de alimentos, os grandes fabricantes e varejistas introduziram normas específicas. Agora, elas podem ser harmonizadas através do uso da FSSC 22000 como base, adicionando-se requisitos adicionais quando necessário.

Dessa forma, ela torna muito mais fácil para produtores e fornecedores vender para uma variada gama de clientes. Produtores ganham maior controle sobre seus processos e uma nova e mais holística visão de suas organizações. As auditorias também formam a base da melhoria contínua e da diferenciação em nível global. A padronização torna mais fácil vender em novos mercados e para novos clientes. A nova norma também provê:


O maior objetivo da FSSC 22000 é melhorar os padrões de segurança dos alimentos e recuperar a confiança dos consumidores na integridade do fornecedor, o que deve beneficiar todo o segmento.

Localização

Alameda Wyda, 275 | Jd. Éden
CEP: 18086-600 | Sorocaba SP | Brasil

(15) 3225.4221

Contato